Vídeo não pode ser exibido.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Ibope apresenta ferramentas de análise de redes sociais

Cada vez mais os consumidores repercutem em redes sociais as impressões causadas pela vivência com um produto ou serviço. Neste sentido, a relação das marcas com as redes sociais é uma preocupação cada vez maior dentro das corporações.
Isto porque, como explica Juliana Sawaia, gerente de marketing do Ibope Mídia, a grande maioria dos internautas estão nas redes, e muita coisa está sendo dita. “O anunciante tem que estar atento a essas informações para fazer estratégias assertivas, de acordo com o desejo de seu público-alvo”, explica.
De olho nessa realidade, o Ibope Mídia e o Ibope Nielsen Online trazem ao mercado brasileiro duas ferramentas que ajudam a diagnosticar a situação de uma marca neste universo: o BuzzMetrics e o VideoCensus.
Helena Franca, analista responsável pelas ferramentas, explica que é importante para as empresas monitorarem as redes sociais porque tratam-se de conversas não direcionadas, o que permite conhecer melhor o consumidor. Além disso, como as ferramentas permitem análise em tempo real, é possível direcionar campanhas e estratégias de acordo com o anseio do público. “As ferramentas mostram a opinião, análise e histórico, permite acompanhar todo o processe de determinada ação. E mesmo uma campanha offline reverbera nas redes sociais”, completa a executiva.
BuzzMetrics
A ferramenta, recém-lançada no Brasil, já é consolidada globalmente, com cerca de dez anos de existência. A cobertura na língua portuguesa da ferramenta é de mais de 4,5 milhões de blogs, 70 mil fóruns e 50 milhões de comentários. De acordo com o Ibope,  por meio de uma palavra-chave é possível identificar quantas vezes empresas, marcas, produtos, campanhas ou eventos foram citados em redes sociais.
Para Juliana, o diferencial da ferramenta frente as demais ferramentas do mercado é que ele engloba o Orkut, a rede social mais popular no Brasil. Ela também explica que com a ferramenta consegue-se o entendimento das percepções dos consumidores online, mas também o poder de influência da marca; o quanto se fala da empresa; quem fala e quem escuta; como e onde se fala, do que se fala e o sentimento que prevalece em cada comentário.
“Existem diversas maneiras de uma empresa atuar nas redes sociais. Sem dúvida alguma estamos falando de uma fonte riquíssima de insights por meio de conteúdos gerados pelo próprios consumidor”, explica Lydia Worthington, vice-presidente de pesquisa do BuzzMetrics.

VideoCensus
Já o VideoCensus fornece uma ampla gama de análises sobre o desempenho dos vídeos e anúncios, focadas no comportamento do usuário. A ferramenta mostra aspectos como: o tempo médio assistido pelos espectadores, quais os conteúdos mais acessados e o número de vezes que os vídeos são reproduzidos.
Helena explica que, por meio da ferramenta, sites e produtores de conteúdo podem entender melhor como seu conteúdo é acessado para que possam impulsionar o tráfego do site, maximizar o valor de seu inventário, acompanhar campanhas e mensurar resultados, além de proporcionar às agências e aos anunciantes informações para direcionarem seus investimentos, ao casar o anúncio certo com o conteúdo correto.
Outro diferencial do VideoCensus é a atribuição de uma nota que mede a qualidade da experiência do espectador em relação ao vídeo e ao conteúdo publicitário, batizada em inglês de average attentiveness. A pontuação é gerada a partir da captura e análise de todos os eventos relacionados ao vídeo desde o momento em que o usuário começa a assistir a sua reprodução: tempo de execução do vídeo, número de execuções pelo mesmo espectador, se o vídeo está em foco e eventos de interação como aumentar o volume, maximizar a tela etc. Aquele que minimizou a janela, por exemplo, tem pontuação mais baixa do que quem a manteve o tempo todo. Assim, a ferramenta detecta os vídeos e as propagandas de maior interesse.  

Fonte: Meta analise

Um comentário:

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

...traigo
sangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


TE SIGO TU BLOG




CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...


AFECTUOSAMENTE
ARROBA MARKETING

ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE BLADE RUNNER, CHOCOLATE, EL NAZARENO- LOVE STORY,- Y- CABALLO,

José
ramón...

Patrocinio UOL 4

 
BlogBlogs.Com.Br