Vídeo não pode ser exibido.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Internet a partir do controle da televisão

A televisão conta com um novo botão: o da internet.
Sony e Samsung já vendem na Espanha TVs com essas características e não são as únicas a aproveitar o filão. Panasonic e Philips farão o mesmo em maio: televisões planas que permitem a navegação em determindas páginas da internet com um comando à distância.

Não se trata de navegação pura e livre pela internet através da TV, mas já é alguma coisa. Esses mesmos televisores, superplanos e grandes, incorporam uma rede doméstica: o televisor reproduz os conteúdos audiovisuais do computador.

São anos de fracasso para comprovar o que parecia evidente: o consumidor não quer utilizar o teclado no sofá, a experiência de internet é completamente diferente quando a pessoa está sentada em uma cadeira e quando ela está deitada em um sofá com a televisão. "Esse uso distinto da internet fez com que o computador conectado a televisão falhasse", afirmou Domingo Jaumandreu, vice-presidente do repouso digital da Sony Europa.

A aposta das grandes marcas é que um único controle remoto sirva para realizar todas as funções da televisão, mesmo que seja necessário pagar. Esses equipamentos não custam menos do que 1.500 euros.

Com o controle remoto, todas as funções da televisão são controladas, incluindo a navegação na internet. Os fabricantes adicionaram um ponto Ethernet ao aparato, que é a base de conexão do cabo de rede tradicional. A TV deve se conectar com o cabo de rede ao router de banda larga, embora também seja possível realizar a conexão através de um plug elétrico com um PLC do adaptador em cada extremidade ou com um adaptador wireless da rede.

Alguns televisores levam a conexão Wi-Fi integrada, o que evita o incômodo de conectar um outro cabo.

Então, ele cria automaticamente uma porta de entrada para um site do fabricante, que inclui diversos serviços gratuitos como o YouTube, Yahoo News!, Flickr, Bloomberg e programas do canal Eurosport poderão ser utilizados.

Entretanto, essas páginas são restritas, mas, a ideia é que com o tempo mais conteúdos europeus e espanhóis sejam abertos. A Panasonic, por exemplo, negocia com a TVE para acessar seu site pelo controle remoto, segundo informação de Jordi Rincón, responsável pelos televisores da Panasonic Epsnaha.

O acesso a web com um botão do controle, que exibe um menu com vária stelas, ícones e opções, é aconselhado possuir uma internet com no mínimo dois megabytes. A vantagem de ir ao site do fabricante é que os processos e os filtros de conteúdo podem ser vistos, sem problemas e sem atrasos, na televisão.

A desvantagem é que não existe a navegacão livre. Em princípio, não está previsto o uso da publicidade ou a tarifação de qacesso, pois o modelo de negócio baseia-se em um provedor de conteúdos que tenha mais visibilidade e o fabricante amplie as possibilidades da televisão.

Com informações do El País

Redação Adnews

Nenhum comentário:

Patrocinio UOL 4

 
BlogBlogs.Com.Br